Classicismo e Barroco

16:34 / Postado por J.V.S.S. /


Classicismo

Em Arte, o Classicismo refere-se, geralmente à valorização da Antiguidade Clássica como padrão por excelência do sentido estético, que os classicistas pretendem imitar. A arte classicista procura a pureza formal, o equilíbrio, o rigor - ou, segundo a nomenclatura proposta por Friedrich Nietzsche: pretende ser mais apolínea que dionisíaca.Alguns historiadores de arte, entre eles Giulio Carlo Argan, alegam que na História da arte concorrem duas grandes forças, constantes e antagônicas: uma delas é o espírito clássico, a outra, o romântico.As duas grandes manifestações classicistas da Idade Moderna européia são o Renascimento e o Neoclassicismo.Serve também o termo clássico para designar uma obra ou um autor depositários dos elementos fundadores de determinada corrente artística.



Barroco
O barroco foi um período estilístico e filosófico da História da sociedade ocidental, ocorrido desde meados do século XVI,até ao século XVIII. Foi inspirado no fervor religioso e na passionalidade da Contra-reforma. Didaticamente falando, o Período barroco, vai de 1580 a 1756.O termo "barroco" advém da palavra portuguesa homónima que significa "pérola imperfeita", ou por extensão jóia falsa. A palavra foi rapidamente introduzida nas línguas francesa e italiana.

Embora tenha o Barroco assumido diversas características ao longo da história, o surgimento está intimamente ligado à Contra-Reforma. A arte barroca procura comover intensamente o espectador. Nesse sentido, a Igreja converte-se numa espécie de espaço cénico, num teatro sacrum onde são encenados os dramas.

Retirado do site Wikipédia.

1 comentários:

Comment by brunna capetinha on 31 de maio de 2010 às 12:39

o que foi o classicismo?

Postar um comentário